Rapazotes - Prova Supergaia
- Pedro Miguel Carvalho

- 30 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Decorreu no passado sábado, 28 de janeiro na Garrafeira Supergaia mais uma prova desta vez a cargo do projeto "Rapazotes", extraordinariamente organizada e cuidada tal como a Supergaia nos tem habituado.
O "Rapazotes" é um pequeno produtor da região do Douro - Cima Corgo, ainda muito recente (fundado em 2018) criado da vontade dos produtores honrarem o legado de família que já produzia vinho para consumo próprio.
A tenra idade do projeto é ainda notória nos vinhos que produzem.
Fomos presenteados com dois vinhos de boas-vindas: Rosé de 2018 feito com Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Amarela e "Cães D Vila Tinto" de 2021 feito com Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinta Roriz, provenientes de vinhas velhas .
Do rosé apenas consigo avaliar positivamente a côr sendo que em tudo o resto não me cativou. No nariz tem um aroma demasiado frutado e na boca falta acidez para que o vinho se afirme.
Quanto ao "Cães D Vila" apresenta taninos bastante suaves e uma cor mais leve do que o que poderemos estar habituados a ver num tinto do Douro. No nariz sobressaem as notas de fruta preta que se confirmam na boca. Um vinho tranquilo, descomplicado que se bebe sem mais.
Dos restantes vinhos provados:
Rapazotes Branco 2021
Castas: Fernão Pires e Gouveio (proveniente de Vinhas Velhas)
De cor amarelo palha, tem no nariz notas cítricas. Na boca tem acidez equilibrada. Um vinho simples.
Rapazotes Tinto 2019
Castas: Várias brancas e tintas não catalogadas - provenientes de vinhas velhas
No nariz sentimos de imediato a frescura com notas florais. Possível sentir a madeira sendo que contudo, apesar de presente está na minha opinião equilibradamente integrada. Tem um final de boca fresco mas pouco persistente.
Rapazotes Reserva Tinto 2018
Castas: Várias brancas e tintas não catalogadas - provenientes de vinhas velhas
Nariz intenso com notas bastante florais e alguma fruta vermelha. Taninos equilibrados e final de boca médio.
Rapazotes Reserva Tinro 2019
Castas: Várias brancas e tintas não catalogadas - provenientes de vinhas velhas
Com um nariz intenso com notas bastante mais a fruta do que o de 2018, tem na minha opinião os taninos ainda bastante presentes o que torna o vinho um pouco enjoativo .
Rapazotes Rosé 2020
Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Amarela
Um salto qualitativo enorme em relação ao de 2018. Questão da acidez já corrigida o que torna o vinho interessante e extremamente gastronómico.
Um vinho de aroma fresco de fruta tropical, descomplicado, com final de boca médio.
De Rua Reserva Tinto 2018
Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Amarela
De um vermelho extraordinario, conseguimos sentir no nariz a Touriga Nacional bastante presente, ligeiramente frutado com algumas notas de especiarias. Taninos suaves, volume média tem um final de boca persistente
De todos os vinhos, foi sem dúvida o que mais me surpreendeu.
Vinhos interessantes, mas onde se denota claramente a novidade do projeto. Os vinhos são totalmente distintos uns dos outros o que faz com que não consigamos propriamente estabelecer uma linha de coerência nem com a região nem com a identidade própria do projeto entre todos os vinhos.
Tem na minha opinião um potencial de crescimento enorme mas tem que se afirmar quanto à coerência da identidade que quer estabelecer no projeto.
Pedro Miguel Carvalho
pedro.carvalho@enofilodetrazerporcasa.com




Comentários