top of page

Quinta da Pacheca - Um paraíso no paraíso



"O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser á força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a refletir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A Beleza absoluta.”

Miguel Torga


Para quem gosta de vinhos, de história e de natureza é impossível assumir que a Região do Douro seja adjetivada de uma outra qualquer forma que não como um verdadeiro Paraíso.


Os sucalcos esculpidos nas encostas até ao Rio tornam a paisagem do Douro numa verdadeira tela viva.


Entre os vales do Rio Douro, junto à margem esquerda, bem junto ao Porto Comercial de Cambres, em Lamego em pleno coração da primeira demarcação pombalina da Região (cujo marco ainda se encotra junto à entrada do Hotel), surge-nos a Quinta da Pacheca.


Um verdadeiro cenário de conto de fadas, cuja propriedade é pela primeira vez mencionada em abril de 1738 como "Pacheca", a forma feminina do sobrenome Pacheco por ser propriedade de Mariana Pacheco Pereira, mulher imponente do Douro que ao longo de anos cuidou sozinha do imóvel.


Após vários ciclos, a propriedade é detida dese 2012 por Paulo Pereira e Maria do Céu Gonçalves que tiveram desde o início aposta clara de, para além de credibilizar a marca como grande produtor de vinhos de excelente qualidade do Douro e do Porto, serem uma referência no que toca ao enoturismo.


Ficar na Quinta da Pacheca não é de todo ficar alojado num simples Hotel. Ficar na Quinta da Pacheca é sermos parte da família e usufruir de uma experência verdadeiramente imersiva.


A CHEGADA


ree
O verde impõe-se à chegada à Quinta

A imponência da entrada na Quinta, até à porta do Hotel transporta-nos logo para um universo paradisíaco. O verde da vegetação e claro, da vinha, impõe-se a cada centímetro.


À chegada somos de imediato brindados pelo Tawny 10 anos que casa na perfeição com a amabilidade, simpatia e profissionalismo de toda a equipa de receção e de apoio.


Na chegada, antes de nos acompanharem ao quarto, na ala contemporânea do hotel, foi momento de uma visita aos espaços e ofertas do hotel.


No quarto, um delicioso mimo de Boas-Vindas com fantásticos queijos, fruta e doces da Quinta acompanhados do Pacheca Superior Tinto 2021 e de um Porto Tawnwy.



O SPA


A estadia ia ser curta, de apenas uma noite, e como tal queríamos aproveitar a experiência ao máximo.


O Vineyard Spa Hotel mantém o charme de todo o restante hotel e uma oferta verdadeiramente diferenciadora no que toca aos tratamentos de assinatura.


O Circuito de Águas, com uma vista deslunbrante para o jardim e para os Wine Barrels permite-nos momentos de descontração e tranquilidade.



A visita e prova de vinhos


Quando no início disse que ficar aqui hospedado é uma verdadeira experiência imersiva na realidade do Douro e dos vinhos, esta é uma das provas.

No momento do check-in fomos informados que às 18h00 haveria uma visita à Quinta que terminaria com uma prova de vinhos. Prontamente nos inscrevemos.


Tivemos oportunidade de visitar os Lagares, o armazém de Barricas e a Sala de Provas onde decorreram as mesmas.


Foram-nos dados a provar (cujas Notas de Prova partilharei em breve) :

  • Reserva Branco 2022

  • Grande Reserva Touriga Nacional 2021

  • Tawny 20 Anos

  • Late Bottled Vintage 2017


O JANTAR


O Restaurante do Hotel é sem sombra de dúvida mais um dos motivos de interesse que não se pode falhar para que a experiência continue a ser verdadeiramente imersiva.


Numa sala de jantar com uma vista deslumbrante sobre a Régua e o Douro e uma equipa de serviço bastante jovem que foi inexcedivelmente simpática e pronta o que nos fez sentir ainda mais em casa.


Ter a oportunidade extraordinária de usufruir de um menú propositadamente preparado pelo Chef Carlos Pires e pela sua equipa, devidamente harmonizado com os vinhos da Quinta estratégica e cuidadosamente escolhidos pelo Sommelier de serviço foi uma experiência sem igual.



O Menú:

  • O Covert - Com paté de azeitona, azeitonas marinadas e o belo azeite. Tudo produção própria da Quinta, acompanhados de um Porto Tónico com Hortelã e Canela;

  • O Amuse Bouche - um extraordinário Tártaro de Vitela

  • A Entrada - Vieiras com Puré de Maçã , harmonizadas com o Reserva Rosé Touriga Nacional 2021

  • O Prato de Peixe - Robalo com Cuscus de Lavagante, harmonizado com o Grande Reserva Branco 2021

  • O corta sabores - Sorvet de Frutos Vermelhos

  • o Prato de Carne - Magret de Pato com Legumes Baby, harmonizado com o Grande Reserva Tinta Roriz 2019 e o Lagar nº1 2019

  • A sobremesa - Mil Folhas harmonizado com o Tawny 40 anos



O Pequeno-Almoço


Servido na sala de refeições (onde decorreu o jantar), numa manhã de sol que já nos permitiu usufruir do espaço exterior, mantém a qualidade e o cuidado dos restantes serviços do Hotel. A oportunidade de poder-mos começar o dia com uns fantásticos Ovos Benedict com Salmão acabados de fazer, torna logo o nosso dia melhor.


Sem dúvida que visitar a Quinta da Pacehca é uma experiência que vale a pena.










Comentários


bottom of page